"A alopecia frontal fibrosante é um tipo de queda de cabelo que ocorre de forma definitiva, também conhecida como 'cicatricial'. Na alopecia frontal fibrosante, ocorre um processo inflamatório autoimune, gerado pela própria pessoa, que ataca e destrói as unidades foliculares de forma irreversível. Além disso, produz uma cicatriz no couro cabeludo como resultado final."
Nerea, 62 anos
Nerea, assim como muitas famosas com alopecia frontal fibrosante, adorava seu cabelo, dava um toque aqui, outro ali, e pronto! Estava pronta para tudo. Sempre penteava seu cabelo com seu estilo característico e sempre estava linda. Mas nos últimos anos, ela vinha perdendo cabelo na área frontal e cada vez estava mais difícil para ela se ver com a mesma confiança de antes. Nos últimos anos, a alopecia frontal fibrosante tinha avançado muito progressivamente. Felizmente, em um daqueles cafés que duram uma tarde inteira, sua melhor amiga falou sobre a Integral Hair, especialistas em sistemas de integração capilar. E embora Nerea tivesse dúvidas, marcou uma visita em um de nossos centros colaboradores.
Após analisar seu caso, projetamos um Sistema de Integração capilar para cobrir e recuperar o cabelo da área frontal com uma textura o mais próxima possível do seu cacho natural.
Frontalis® é um sistema capilar específico para a alopecia frontal fibrosante. Ele é fixado ao couro cabeludo com um adesivo hipoalergênico na parte da frente e entrelaçado com o próprio cabelo de Nerea na área posterior, com uma base microperfurada.
Trata-se de um procedimento semelhante ao realizado nos casos de alopecia androgénica feminina. Agora, Nerea volta a ser a mesma de sempre e mantém seu cabelo impecável, visitando regularmente um de nossos centros colaboradores.
O caso que apresentamos de Nerea não é real. É um avatar ou caso fictício que ilustra a situação de milhares de usuárias que enfrentam a mesma situação.
A alopecia frontal fibrosante, também conhecida como AFF, é uma nova tipologia de alopecia muito recente na história da dermatologia. A primeira descrição foi feita por Kossard em 1994.
A Alopecia Frontal Fibrosante faz a linha de implantação do cabelo na região frontal e temporal recuar progressivamente, perdendo também cabelo nas sobrancelhas e, às vezes, nas axilas.
A Alopecia Frontal Fibrosante afeta principalmente mulheres e progride lentamente ao longo dos anos. Os primeiros sintomas aparecem entre 45 e 82 anos, em média aos 63 anos, e apenas em 5% dos casos começa antes da menopausa.
A origem da Alopecia Frontal Fibrosante não é conhecida. Para alguns especialistas, trata-se de uma variedade de outra doença de pele conhecida como líquen plano.
O mais importante é procurar um dermatologista especializado o mais rápido possível quando os primeiros sintomas forem percebidos. Existem diferentes tratamentos farmacológicos que podem ajudar a retardar o avanço da Alopecia Frontal Fibrosante e estabilizar sua situação. Esses tratamentos contribuem para a estabilização, mas não ajudam a recuperar o cabelo que já foi perdido até o momento.
Os sistemas de integração Frontalis® da Integral Hair, como expomos no caso de Nerea, são a única solução real e eficaz existente. Os sistemas de integração que desenvolvemos fazem parte de um projeto multidisciplinar em que colaboramos diferentes profissionais, cada um do seu campo de experiência, mas trabalhando em uma solução comum.
Sim. Muitos usuários de nossos sistemas Frontalis® combinam serviços dermatológicos ao mesmo tempo em que utilizam serviços cosméticos para recuperar a imagem do paciente e também ajudar a melhorar sua autoestima. Dermatologistas, médicos e especialistas em Sistemas de Integração colaboram, dependendo do estágio da alopecia de cada paciente, para oferecer a melhor solução.
Para pacientes com uma Alopecia Frontal Fibrosante já estabilizada, pode ser uma opção viável. No entanto, é importante saber que, em alguns casos, após 2 ou 3 anos, o cabelo pode ser perdido novamente e a opção do transplante é geralmente recomendada especialmente para repovoar áreas pequenas.
< voltar